-
Arquitetos: OSPA Arquitetura e Urbanismo
- Área: 2200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: Metalúrgica Zol, Scheid Esquadrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro bucólico e majoritariamente residencial unifamiliar, o Balduino é um empreeendimento que busca uma relação direta com seu entorno ao propor 11 apartamentos únicos que oferecem o habitar de uma casa, sem abrir mão da comodidade e segurança de um condomínio.
Sua volumetria escalonada reduz seu impacto junto a seus vizinhos, produz terraços privativos para as unidades, potencializando a atividade das áreas sociais perante a cidade e valoriza esses imóveis, por aumentar suas áreas privativas sem fazer uso do potencial construtivo da legislação.
Partindo de uma estratégia construtiva simples, a edificação é composta de placas de concreto aparente criando linhas horizontais marcadas nas fachadas. Verticalmente, o volume recebe esquadrias piso-teto e painéis ripados de madeira natural, os quais são abertos ou fechados conforme a vontade do morador, garantindo flexibilidade de privacidade e iluminação natural.
Junto ao acesso, posiciona-se um lounge gourmet, o qual possibilita tanto um uso efêmero descompromissado quanto para confraternizações formais. Suas aberturas e espaço externo generosos trazem visuais para a urbe, reforçando a vontade de conectar espaço interno e externo, privado e público.
No centro da planta, uma escada aberta quebra a ideia de algo puramente funcional, convidando o usuário ao seu uso em detrimento dos elevadores. As circulações condominiais são revestidas com basalto irregular, pedra esta bastante comum em Porto Alegre, enfatizando a relação franca entre edifício e metrópole.
O empreendimento dispõe de apartamentos do tipo garden, com piscinas com revestimento de pedra hijau, apartamentos e duplexes com terraço com deck de madeira natural e possibilidade de ofurô, com acabamento em pedra quartzito Platinum. As áreas privativas giram entre 100 a 225m² por unidade.